ASTROLÁBIO

    A palavra astrolábio provém dos gregos (astrolábio significa "tema de la estrella"), mas a sua invenção deve-se aos babilônios.

    Instrumento antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte, é um instrumento que serve para medir ângulos, inventado por Hipátia de Alexandria, utilizado na Idade Média para fins astrológicos e astronômicos, mais tarde foi simplificado e substituído pelo sextante (instrumento astronômico usado para determinar a latitude).

    Também era utilizado para resolver problemas geométricos, como calcular a altura de um edifício ou a profundidade de um poço. Era formado por um disco de latão graduado na sua borda, num anel de suspensão e numa mediclina (espécie de ponteiro). O astrolábio náutico era uma versão simplificada do tradicional e tinha a possibilidade apenas de medir a altura dos astros para ajudar na localização em alto mar.

    A vantagem do astrolábio em relação ao quadrante é  o fato de ser mais fácil de trabalhar à luz do dia e também porque a estrela polar não era visível no hemisfério sul. Era tão pesado que era capaz de permanecer pendurado verticalmente apesar do balanço do navio.

    Com o astrolábio você pode determinar a altura da sua casa, da sua escola, das árvores, dos prédios e etc. Vamos aprender a construir um astrolábio então:

Construindo seu Astrolábio:

Pegue um transferidor de 90° e bem no centro da parte reta deste,  cole um pedaço de cordão com uma pedrinha pendurada na ponta deste cordão como se fosse um pêndulo. Cole também um canudinho de refresco ou um tubo de caneta sem a carga. Está pronto o seu transferidor. OBS.: tenhas muito cuidado ao usares o seu transferidor, nunca olhe diretamente para o Sol porque podes queimar os seus olhos.

Determinando a altura de uma árvore

  1. Escolha uma árvore que queiras medir a altura. Afaste-se da árvore 5 metros em linha reta numa direção qualquer mas de frente para a árvore.

  2.  Pegue o seu astrolábio e olhe pelo canudinho o topo da árvore, verifique o ângulo formado e com este ângulo faça seus cálculos, só não esqueça que esta altura será apartir da altura dos teus olhos então você terá que calcular a altura total da árvore que será a altura calculada + a altura que vai dos teus olhos ao chão. Por exemplo, leste 35° no teu transferidor então calcule:

 onde  será 35° e então encontraremos para o x = 3,5 e somaremos este valor a minha altura, no caso da menina 1,2 como no desenho abaixo e encontraremos 3,5 +1,2 = 4,7 m


Se você não tem um transferidor, imprima este e recorte para fazer o seu próprio astrolábio.

 

 

VOLTAR